Um blog de Rui Baptista

domingo, abril 25, 2004

Uma esplanada com vista para o lado grego



Uma das imagens mais impressionantes no lado grego da cidade é a esplanada que os turcos construiram em cima da muralha antiga de Nicósia, junto à zona tampão controlada pelas Nações Unidas. É ali que os cipriotas-turcos passam muitas horas dos seus fins-de-semana, a comer pevides e amendoins e a olhar para o lado ocidental. Olham mas não atravessam a rede de cerca de dois metros de altura, limitando-se, de tempos a tempos, a fazer uma ou outra provocação, que pode passar por simples insultos ou pelo arremessar de pedras. Os cipriotas-gregos respondem-lhes na mesma moeda, e quase todos os automóveis e motas exibem orgulhosamente a bandeira da RC. Quase todas as famílias têm membros repartidos pelas duas partes da ilha, mas os contactos entre as duas comunidades são praticamente inexistentes.
O futebol é um dos maiores motivos de rivalidade entre as duas comunidades. A maior parte dos clubes têm nomes gregos ou turcos e os campeonatos destes dois países são seguidos com fanatismo nos dois lados da ilha.
Apesar de ser uma cidade dividida, Nicósia tem muitos motivos de interesse para os turistas. A começar pelas magnifícas igrejas ortodoxas do lado grego, algumas delas paredes-meias com a “linha verde” que separa as duas comunidades. O Museu Municipal de Leventis traça o desenvolvimento da cidade desde tempos pré-históricos. Mesmo ao lado fica o Dragoman Hadzigeorgakis, a casa de Cultura por excelência de Nicósia. Nenhuma vista à capital cipriota fica completa sem uma passagem pelo Museu Bizantino.
As esplanadas são “um must” no lado grego, em grande parte devido ao clima temperado durante todo o ano. Todavia, no Verão, a temperatura pode subir facilmente aos 40 graus, provocando uma debandada geral para as praias de Limassol ou Pafos. Convém saber, no entanto, que o turismo de massas está aos poucos a desfigurar o lado sul da ilha, havendo resorts e apartamentos a serem erguidos por todo o lado. No lado turco as coisas estão mais bem conservados devido ao isolamento a que a comunidade internacional votou a autoproclamada República Turca do Norte do Chipre.

posted by Rui Baptista at 3:41:00 da manhã

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home