Um blog de Rui Baptista

domingo, maio 02, 2004

Rio de Janeiro

Estado de felicidade

Praias magníficas, uma serra de cortar a respiração e paisagens de sonho. O Estado do Rio de Janeiro é um daqueles destinos bonitos por natureza.Bem vindos a esta jornada por um dos Estados mais fascinantes do Brasil.


Em poucos sítios do Brasil as palavras de Jorge Ben Jor ("Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza") fazem mais sentido do que em Angra dos Reis. É difícil ficar insensível a tanta beleza: enseadas de água tranquila, ilhas de vegetação luxuriante que parecem ter sido derramadas num mar verde-esmeralda e um céu eternamente azul, insuportavelmente azul, gloriosamente azul. Apetece ficar ali para sempre, à sombra de um "ipê" rubro (árvore tropical de grande porte), de caipirinha na mão e pés enfiados na água morna.

Angra e tudo à volta é apenas um dos muitos tesouros do Estado do Rio de Janeiro (antigo Estado de Guanabara). Copacabana, Ipanema, o Pão de Acúcar e o Corcovado são símbolos da cidade do Rio de Janeiro, conhecidos em todo o mundo. Mas para lá da Ponte de Niterói estende-se um fascinante Estado do Rio de Janeiro, muito mal conhecido dos visitantes portugueses. Um Estado que mistura praias de sonho e cidades imperiais, cachoeiras e mata atlântica, centenárias fazendas de café e comunidades que parecem paradas no tempo. Sem exageros: o Estado do Rio de Janeiro é um mundo. Fascinante, diversificado e muito belo.
Cruzar o Estado do Rio é uma tarefa que exige tempo e disponibilidade. A actual cotação do Real perante o Euro torna a aventura mais fácil e mais barata. O Estado é também muito mais seguro do que a cidade do Rio, onde, apesar da apertada vigilância das autoridades policiais, se registam diariamente incidentes. No interior do Rio a vida decorre num ritmo mais repousado e existem cidades, como a colónia finlandesa de Penedo, onde basta fechar a porta de casa com o trinco.
O Rio pode ser descoberto de muitas maneiras, mas nenhuma se afigura melhor do que começar por Paraty, no extremo sul, e depois avançar de barco para Angra dos Reis, uma zona da costa onde os ricos e os belos têm casas de praia. E daí seguir de carro ou autocarro para o interior através das vias interestaduais BR116 e BR393, duas autoestradas muito movimentadas que permitem o acesso à zona serrana e ao Vale da Paraíba, onde se situam as magníficas fazendas de café que fizeram a fortuna do Rio no século XIX. Seguem-se as cidades imperiais de Petrópolis e Teresópolis, separadas pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos, e depois a descida para Armação dos Búzios, uma península de uma beleza espantosa, com uma animação nocturna arrasadora.

O trajecto que lhe propomos pelo Estado do Rio necessita de pelo menos duas semanas para ser desfrutado minimamente. Mas o ideal é passear com vagares pelas belezas do Estado do Rio, ou então fazer incursões espaçadas no tempo, deixando-se sempre conduzir pelos sentidos.
posted by Rui Baptista at 4:04:00 da manhã

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home