Um blog de Rui Baptista

domingo, abril 25, 2004

F.A.Q.

Moeda
A moeda da República do Chipre (RC) é a libra cipriota, que vale sensivelmente o dobro do euro.
Já a RTNC não tem moeda própria e usa a lira turca. A crise económica da Turquia provocou uma desvalorização maciça da lira, o que significa que um maço de cigarros custa 900 mil liras e uma viagem de táxi pode andar entre os 15 e os 20 milhões. O pior é que as notas de lira são todas parecidas: têm o mesmo formato e sempre a cara do “pai da nação”, Ataturk, para além de uma quantidade enorme de zeros. O turista estrangeiro corre o risco de confundir as notas de 100 mil liras (15 escudos) com as de dez milhões (1500).

Transportes

Circular no lado grego é relativamente fácil. Há muitas empresas de aluguer de automóveis, com tarifas a partir dos 30 euros, dependendo dos modelos. A RC tem uma eficiente frota de táxis (que passam recibos e têm taxímetros), em especial em Nicósia e existem carreiras de autocarros que cruzam a ilha em todas as direcções.
Com excepção dos autocarros dos hóteis de luxo, não há grandes alternativas de transportes públicos no lado turco: os autocarros municipais são poucos; comboios, não existem. Mas as distâncias na RTNC são curtas, e a rede de estradas é boa e moderna, pelo menos nas ligações entre cidades. Pode-se alugar um carro por preços razoáveis. Há bastantes táxis, que também não são caros, mas convém combinar o preço à partida — não há taxímetros nem recibos.


Telemóveis
Se estiver em Nicósia e quiser usar o telemóvel tenha cuidado. É que se fizer roaming com uma rede turca vai pagar muito mais do que se procurar um operador cipriota-grego. Aconselha-se que a busca de rede seja feita manualmente, pois junto à “linha verde” o sinal dos operadores turcos é muito forte.


posted by Rui Baptista at 4:16:00 da manhã

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home