Um blog de Rui Baptista
domingo, maio 02, 2004
Petrópolis
Cidade imperial
Petrópolis ("Cidade de Pedro", em honra do primeiro imperador do Brasil) parece estar sempre envolta em nevoeiro. Isso e a chuva que cai frequentemente dão à cidade imperial um tom ligeiramente europeu, logo desmentido pela exuberância das suas montanhas verdes cobertas de flores.
Para Petrópolis (e também para a cidade gémea de Teresópolis, perto da Serra de Órgãos) fugia a família imperial brasileira nos tempos de estio, à procura de frescura e ar puro. Hoje a cidade mantém uma pose aristocrática, bem visível na sua arquitectura e nos monumentos. Petrópolis permanece uma cidade bem diferente das restantes localidades do Estado, apesar de esta situada a apenas 68 quilómetros da cidade do Rio.
Palácios, museus, mansões e uma catedral imponente. E ainda réplicas de antigas carruagens (as "vitórias" que continuam a circular pelas ruas empedradas). Obrigatório é visitar o Palácio Imperial e o Palácio da Quitandinha (onde funcionou o maior casino da América Latina), que era regularmente visitado por Carmen Miranda, Evita Peron e Orson Welles. Bem perto fica Itaipava, uma localidade construída à sombra de um enorme penedo, onde fica situado o "Parrô do Valentim", um restaurante português merecidamente célebre. O coelho ao molho de vinho é de ir às lágrimas...
Como chegar
A BR040 sai do Rio e cruza Petrópolis.
Onde ficar
Pousada da Alcobaça (pousadadaalcobaca.com.br), rua Agostinho Goulão, tel. 22211240. Instalada num casarão de estilo normando, tem móveis feitos à mão e um jardim precioso, cheio de recantos e sombras. Diária a partir de 180 reais.
Pousada Pedra Bonita , quilómetro 69 da BR040. Tel.22374781. "Bungalows" espalhados por um imenso relvado, ao lado de um rio que rio que rasga a pedra. Os quartos possuem "jacuzzi" com tecto de vidro, pelo que é possível relaxar olhando as estrelas. Possui um campo para a prática de hipismo. Diárias a partir de 110 reais.
Comidinha
Restaurante Arte Temperada, rua Ipiranga, tel. 22372133. Comida óptima, ambiente sofisticado, localização excelente. Mais palavras para quê?
Restaurante "Parrô do Valentim", Itaipava - comida sólida, portuguesa.
Matar o tempo
Visitar museus e palácios. Não perder uma deslocação a Itaipava.
posted by Rui Baptista at 3:36:00 da manhã
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home