Um blog de Rui Baptista

domingo, maio 02, 2004

Búzios


Insónias na Rua das Pedras

Armação de Búzios é um delicioso capricho da natureza. Uma extensa península de água verde-esmeralda, com mais de 20 praias dignas de figurarem em qualquer cartão postal. A duas horas de carro da cidade do Rio de Janeiro, Búzios era uma tranquila localidade de pescadores até ao dia em que ali desembarcou a actriz francesa Brigitte Bardot. A beleza do local, conta quem viu, deixou-a sem palavras. Mas Bardot rapidamente recuperou a fala e gabou Búzios em diversas entrevistas, mudando para sempre o destino da pacata vila de pescadores.
A actriz francesa já não vai a Búzios desde a década de 60 do século passado, mas alguém se lembrou de a homenagear com uma estátua erigida bem perto da animada Rua das Pedras, o coração social de Búzios. E aí está ela, em cobre de tons azulados, eternamente sentada numa mala de cartão, segurando um enorme chapéu de aba redonda...
Quem mais hoje frui das belezas de Búzios são os argentinos, que elegeram as praias como o seu principal destino no estrangeiro. O castelhano é assim a língua franca do lugar, que vive calmamente durante o dia, preguiçando ao sol, para se transformar radicalmente à noite. Tudo gira em volta da Rua das Pedras, ponto de encontro de toda a gente. Sucedem-se os restaurantes, bares, discotecas, tabacarias, lojas de biquinis e artesanato. Ninguém dorme até ao raiar do dia e quem visitar Búzios só tem duas opções: ou dorme durante o dia, ou prepara-se para fazer um par de directas.
Existem em Búzios praias para todos os gostos, mas as águas são geralmente mais frias do que noutros pontos da costa do Rio de Janeiro, por influência das correntes marítimas. Algumas praias, como João Fernandinho, Lagoinha, Forno ou Azeda e Azedinha são de difícil acesso, mas merecem o esforço suplementar. Para os amantes de mergulho, Búzios é um autêntico paraíso.


Chegar lá
A melhor maneira de alcançar Búzios a partir do Rio é através da BR101. Quem tiver dinheiro pode sempre optar por ir de helicóptero...

Dormir
A oferta é tanta que é difícil seleccionar. Este escriba ficou na pousada Doce Mar (Morro do Humaitá, com vista para o Atlântico e para a estátua da Brigitte Bardot) e adorou. O preço é que é muito violento, rondando os 500 reais por noite, mas há prazeres que não podem ser contabilizados...Mesmo ao lado da Doce Mar fica a Byblos,uma pousada acolhedora e mais barata, que disfruta também de vista para o mar e fica a 200 metros da animação da Rua das Pedras.

Comidinha
Mais uma vez, a oferta é tanta que qualquer selecção pecará sempre por defeito. Mas recomendam-se, sempre na Rua das Pedras, o exclusivo Cigalon (comida francesa), e a estância D. Juan (churrascos). Mas o melhor é deambular pela Rua das Pedras até encontrar o restaurante ideal.

Matar o tempo
De dia, ir à praia. À noite, "curtir" na Rua das Pedras. Recomendam-se o Pátio Havana (o sítio para ir se aprecia os "puros" cubanos) e o Takatakatá (se aprecia caipirinhas). Mas o melhor é mesmo andar de porta em porta, até porque alguns bares só abrem a meio da madrugada.




posted by Rui Baptista at 3:29:00 da manhã

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home