Um blog de Rui Baptista

segunda-feira, maio 17, 2004

Saúde — Beba água engarrafada e proteja-se das picadas dos mosquitos à noite. E é só.

Shakara — A primeira pirâmide, construída pelo célebre arquitecto Imothep, que serviu de modelo para as outras. Está corroída pelo erosão mas está inteira, a poucos quilómetros do Cairo. Neste mês começaram no local novas escavações, conduzidas pelo director do Museu do Cairo. Preço de entrada: 10 libras.

Segurança — Desde os atentados de 1997, qua mataram alguns turistas alemães, Cairo é uma cidade vigiada de perto por milhares de militares e polícias, tendo-se tornado relativamente segura. Os roubos de turistas são uma raridade, e os hotéis e edifícios públicos têm nas portas detectores de metais.

Sinai — Na península do Sinai ocorreram alguns dos acontecimentos mais relevantes da religião cristã (ver outro texto) e ali se travou a Guerra dos Seis Dias. É essencialmente desértica, com um cordão montanhoso, mas com uma linha de costa magnífica, que atrai mergulhadores de todo o mundo. Um destacamento americano está ali aquartelado e é comum encontrar turistas israelitas.


Sharm Al-Sheik — Meia dúzia de hotéis e um aeroporto — isto é tudo o que Sharm tem para oferecer. Mas a meia dúzia de quilómetros, em Na'ama Bay, a conversa é outra. Dezenas de hotéis de luxo alinham-se numa baía perfeita, com cerca de 5 quilómetros de extensão. Três avenidas correm paralelamente à praia, rodeadas de esplanadas, restaurantes, discotecas. A praia é de acesso reservado aos hóspedes, mas um turista dificilmente será mandado parar pelos (muitos) seguranças. Alguns hotéis fazem jus à expressão "luxo asiático"; os outros são simplesmente muito bons. E as águas quentes do mar Vermelho são uma tentação.



Sheesha — Um narguilé, ou cachimbo de água. Fumá-lo nas esplanadas e restaurantes é uma mania nacional, absolutamente contagiosa. O tabaco sabe a maçã, os cachimbos têm boquilhas descartáveis.

Shukran — Obrigado, em árabe. Essencial.

Trânsito — Os egípcios conduzem como loucos. Cairo é um verdadeiro caos às horas de ponta (que são quase todas). Alugar um automóvel é desaconselhado.

Vale dos Reis — O ZARPAR não esteve em Vale dos Reis, onde foram encontrados os principais tesouros do Egipto. No entanto, qualquer programa turístico inclui visitas ao local, com voos incluídos a partir do Cairo.

Vistos — Os turistas da União Europeia necessitam de um visto, que pode ser obtido à chegada ao Cairo.
posted by Rui Baptista at 1:28:00 da manhã

1 Comments:

Olá Rui,
fiquei encantada com os detalhes do Egito, estou indo conhecer em novembro de 2010, sou Brasileira e adorei ver um pouco mais do lugar.
Qualquer novidade gostaria de saber... Obrigada. Raquel Pedonni

2:35 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home