Um blog de Rui Baptista

segunda-feira, maio 10, 2004

Porto Seguro e Arraial da Ajuda

“Um capeta, dois capeta, três capota”




Porto Seguro foi a porta de entrada de Pedro Álvares Cabral no Brasil. O marco do “achamento” lá está, na pequenina mas bem conservada cidade antiga, atestando a chegada dos portugueses em 1500. Com as suas praias intermináveis, enseadas, rios e riachos e coqueirais a perder de vista, Porto Seguro é um dos principais destinos turísticos do Brasil, atraindo principalmente argentinos, paulistas e cariocas. Quem gostar de praias desertas pode sempre escolher um hotel em Ponta Grande ou Mutá. Mas a maior parte dos turistas instala-se mesmo em Itacimirim ou Taperapuã, na orla costeira, a meia dúzia de quilómetros do centro da cidade, a meia dúzia de quilómetros da animação. Relativamente calma durante o dia, Porto Seguro transfigura-se com a chegada da noite, ganhando um brilho absolutamente surpreendente. Todos os caminhos vão dar à Avenida Portugal (mais conhecida por Passarela do Álcool) onde os restaurantes de boa comida baiana se misturam com lojas e barraquinhas de artesanato dos índios pataxós.
A Passarela serve também de ponto de partida para os “luaus”, mega-festas ao ar livre que todas as noites mudam de sítio, obedecendo a um calendário pré-estabelecido. Nos “luaus” reina a música “axé”, o forró e o “capeta”. Bebida fortissima mas levemente adocicada, feita de vodka, pó de guaraná e leite condensado, “o capeta” é uma verdadeira bomba energética, capaz de deixar o ser mais pacato à beira da euforia mais desbragada. De tal forma que os locais previnem os visitantes para os efeitos da bebida com uma frase que está espalhada um pouco por todo o lado: “Um capeta, dois capeta, três capota”…



Os dois “luaus” mais impressionantes são os do bar Tôa Tôa e da Ilha dos Aquários. O primeiro realiza-se na praia do Mundaí, todas as quintas-feiras à noite, numa imenso palco virado para o mar. Mas nada chega à animação das sextas-feiras, na Ilha dos Aquários, onde se chega numa balsa que parte de 15 em 15 minutos do cais que fica no prolongamento da Passarela do Álcool. A ilha é impressionante, com aquários gigantes bem no centro e diversos palcos espalhados pelos quatro cantos. Ali ouve-se forró, “axé”, samba, “rock”, numa mistura explosiva, regada a capeta e a cerveja, que dura até o raiar do dia. Em média, cada “luau” reúne mais de duas mil pessoas, quase todos muito jovens, num clima “paz e amor” que já é raro encontrar no Ocidente.
Bem mais sossegada, mas nem por isso menos interessante, é a povoação de Arraial da Ajuda, situada na outra margem do rio Bunharém. Chega-se lá numa balsa que parte de 20 em 20 minutos durante o dia e de hora a hora entre a meia-noite e as seis da manhã (2 reais por pessoa, 14 reais por automóvel).
O centro histórico de Arraial, com os seus casarões portugueses e a capelinha de costas para o mar, merece bem uma visita. A cidade foi crescendo morro a baixo, na direcção do mar, e hoje oferece dezenas e dezenas de pousadas a preços muito aceitáveis.
Muitos “hippies” fora de tempo fizeram do Arraial a sua casa, e por isso é frequente encontrar pousadas com nomes como “Namaste”, “Om”, “Nirvana” ou “Zen”, protegidas por barreiras de árvores e flores.


A cerca de trinta quilómetros de Arraial fica Trancoso, uma cidade com características semelhantes, em tempo um dos lugares preferidos dos cantores de Música Popular Brasileira (Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil ou Maria Bethânia são algumas das figuras que ainda hoje ali mantêm casas de veraneio). Na bela praia de Taípe, onde se chega através de uma esburacada estrada de terra batida, fica o novíssimo Club Med de Trancoso, considerado o melhor do Brasil. A Viagens Mapa Mundo e o Club Vip têm um programa para este aldeamento de luxo de sete noites, em pensão completa, desde 1590 euros por pessoa em quarto duplo.

Chegar
Há sempre a possibilidade de apanhar o voo regular da Tap para Salvador da Bahia e depois fazer o trajecto de carro, mas desde o ano passado diversas agências de viagem (a Mapa Mundo, o Club Vip ou a TopAtlântico, por exemplo) oferecem programas para Porto Seguro a preços muito razoáveis. É só ir a uma agência de viagens e escolher.

Dormir
As ofertas são muitas e variadas. Quem optar por ir à aventura pode ter a certeza que encontra alojamento a preços razoáveis (30 euros em média por um quarto com ar condicionado e vista para o mar). Os menos aventureiros podem optar pelos programas das agências, com a certeza que fizeram um bom negócio. De notar que os preços caeam substancialmente a partir de Outubro.

Circular
Os táxis são muito baratos, e as “kombis” (mini-vans) e autocarros ainda mais. Todos os hotéis oferecem transporte próprio. Alugar um “bugue” custa cerca de 50 reais por dia (cada euro vale sensivelmente três reais).

Compras
Artesanato dos indíos pataxós, guaraná em pó, licor de genipapo.

Comidinha
Moquecas de peixe e camarão, bobós de camarão, vatapá e acarajés (os melhores são vendidos pelas mulheres rendeiras de Porto Seguro antigo).

posted by Rui Baptista at 2:38:00 da manhã

1 Comments:

Adora Arraial d'Ajuda! Muito melhor que trancoso ou Porto Seguro!! Ja quero voltar para la!
Aqui um site novo da região: http://www.arraialdajudaportal.com

Tom

1:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home