Um blog de Rui Baptista

domingo, setembro 12, 2004

MacDonalds e Salsa

É espantoso o numero de restaurantes da MacDonals que existem em Panama City. A cara do palhaço Ronald e as fotografias dos Big Mac estão por todo o lado, comprovando que os americanos podem ter cedido a gestão do Canal mas não abandonaram o país. Aliás, os restaurantes de "fast food" invadiram até o bem conservado Casco Viejo da cidade, competindo com as casas da comida crioula, onde a bandeira panamiana é o principal objecto de decoração.
Panama City é uma cidade de contrastes. De um lado a arquitectura colonial espanhola, bem preservada, do outro os arranha-céus platinados e as obras monumentais do regime. Panamá é um paraíso fiscal, e por isso dezenas de bancos instalaram-se na cidade nos últimos vinte anos. O negócio das bandeiras de conveniência dos navios atraíu também gente de todo o mundo ao país, dando-lhe um falso ar cosmopolita

Na cidade existem hotéis para todos os gostos e todas as bolsas. Os mais requintados, como o Ceaser Park ou o Riande têm casinos que funcionam de dia e de noite, sempre com a presença de batalhões de mulheres, prontas a incentivar os apostadores e a consolar os perdedores.
Panama City é uma cidade barulhenta. Mal rompe o sol começa o coro das buzinas, que há-de de durar o dia inteiro, misturado com os pregões dos vendedores de rua. Quem não gostar de música deve abandonar a cidade rapidamente, porque de todas as janelas e portas se escapam boleros, rumbas, bachatas, numa mistura de por o sangue a ferver. À noite a cidade fervilha com concertos de salsa, jazz, merengue. Os locais dos espectáculos raramente são fixos, por isso o melhor é seguir o roteiro Talingo, publicado aos fins de semana pelo jornal "La Prensa". E estar preparado para passar a noite a beber "margaritas" letais entre dois passos de dança.
posted by Rui Baptista at 2:25:00 da manhã

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home