Um blog de Rui Baptista

domingo, setembro 12, 2004

Vamos a la playa


(Talanega, San Blas)

No Panamá, ir praia é uma devoção nacional. Também não admira. Morando num país banhado por dois oceanos, os panamianos têm muito que escolher. A começar pelas águas cálidas das Caraíbas, passando pelas quedas de água das praias do Pacífico e terminando no sossego das mais de 1500 ilhas, algumas delas inabitadas.
A debandada para as praias começa aos sábados de manhã, bem cedo, e quase entope as saídas de Panamá City e de Cólon, a segunda cidade do país. Fazer uma lista das melhores praias do país não é fácil porque cada panamiano tem o seu local favorito. Afinal, os panamianos não são mais do que 2.7 milhões, o que, contas feitas, dá mais de 500 metros de praia por habitante. E que praia...
De qualquer forma, aqui ficam algumas sugestões. A começar por Bocas del Toro, perto da fronteira com a Costa Rica, no mar das Caraíbas. Mais para sul fica a famosa Costa do Mosquito, tornada célebre por um filme estrelado por Harrison Ford. Junto a Panama City recomenda-se as ilhas Taboga e Urabá, onde se chega em carreiras regulares de barco que partem da zona portuária da cidade. O grande atractivo deste programa é o de que se pode visitar um dos muitos parques nacionais das redondezas, nomeadamente o luxuriante Parque Metropolitano.
Mas o local favorito dos habitantes da capital é mesmo o arquipelago de San Blas, situado na costa atlântica, a cerca de 100 quilómetros de Panama City. A água é morna, a areia branca e fina e os coqueiros e mangueiras entram pelo mar, como naquelas imagens que se vêem nos bilhetes postais.

posted by Rui Baptista at 2:21:00 da manhã

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home