Um blog de Rui Baptista

domingo, setembro 12, 2004

De piroga, com os índios

Os Emberá são uma das mais interessantes tribos de índios do Panamá. Ao contrário dos Kuna, que há algumas centenas de anos emigraram para as ilhotas de San Blas, os Emberá permaneceram à beira dos rios que cortam o país, no coração da floresta tropical. Visitá-los pode tornar-se numa verdadeira aventura.
No dia em que ZARPAR iniciou a viagem para conhecer os Emberá, desabou sobre a região de Chilitre uma verdadeira tempestade tropical que fez engrossar o rio Chagres. Subir o rio contra a corrente tornou-se, assim, uma tarefa ainda mais difícil. A água caía com tanta força que era difícil manter os olhos abertos, o rio arrastava no seu caminho troncos de árvores e a floresta parecia mergulhada em brumas. Indiferentes à tempestade, dois Emberá conduziam a piroga com mão segura. O mais velho ia ao leme, embrulhado apenas nuns panos cerimoniais coloridos, enquanto o mais novo, de pé à popa da embarcação, desviava com uma vara os troncos de árvore e sondava as águas para encontrar o melhor caminho.

(Entrada da aldeia Emberá de Chagres)

Por vezes, nas curvas do rio, encontravam-se outros índios Emberá a pescar com umas linhas grossas e a tiritarem de frio por causa da chuva. Após largas horas de viagem, chegámos finalmente à aldeia Emberá, onde fomos recebidos por um grupo de crianças nuas. Ironicamente, foi nesse momento que parou de chover.
Os Emberá são originários da região de Dárien, mas muitos emigraram há algumas décadas para a zona do rio Chagres, não muito longe da Cidade do Panamá, onde a vida é menos dura. Vivem do que caçam, e do que dá a floresta, praticando uma agricultura de subsistência. Nos últimos anos, o Governo panamiano colocou em cada comunidade um professor para ensinar, fundamentalmente, a língua espanhola. Alexis, a professora da comunidade visitada pelo ZARPAR, vai quatro vezes por ano à Cidade do Panamá. O resto do tempo passa-o na única casa de cimento e tijolo existente na aldeia, que serve de escola e moradia.
Os Emberá são hábeis artesãos. Esculpem figuras de animais em madeira e bambu, e constroem casas sólidas com varas de madeira e folhas de palma. As crianças são consideradas filhos de toda a comunidade, e só recebem nome quando chegam à puberdade. É extremamente raro que um Emberá abandone a sua comunidade, seduzido pelos confortos ocidentais.
Quem estiver interessado em visitar uma comunidade Emberá deverá informar-se no IPAT (Instituto Panamiano de Turismo), no edifício Atlapa, em Cidade do Panamá. Alguns hotéis, como o Gamboa Rainforest Resort, oferecem excursões de piroga a alguma comunidades próximas, que duram apenas um dia.
posted by Rui Baptista at 2:28:00 da manhã

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home